Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Lendo A importância dos dados nos negócios vai além de apenas criar uma base. Por Thiago Thamiel
Compartilhar
0 R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Redimensionador de fontesAa
Redimensionador de fontesAa
0 R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Planos-de-assinaturas
  • Contatos
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
  • Advertise
© 2024 ORBISNEWS | Todos os direitos reservados.
> Blog > Categorias > Tecnologia > A importância dos dados nos negócios vai além de apenas criar uma base. Por Thiago Thamiel
Tecnologia

A importância dos dados nos negócios vai além de apenas criar uma base. Por Thiago Thamiel

Redação
Ultima atualização: abril 23, 2024 5:14 pm
Por Redação 4 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

Começamos o ano com a informação de que o número de lojas virtuais no Brasil cresceu 16,5% em 2023, chegando a quase dois milhões, de acordo com pesquisa realizada pela BigDataCorp. Já em relação às vendas no e-commerce brasileiro, a marca de R$ 185,7 bilhões foi atingida no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), revelando um crescimento de mais de 10% em relação a 2022. 

Os números enfatizam a perspectivas em relação ao aumento do comércio eletrônico no país, que cada dia mais representa uma relativa fatia de todo o segmento de varejo nacional. Inclusive, a projeção para 2024 continua positiva: as vendas online podem atingir a casa dos R$205 bilhões, de acordo com a ABComm.

Não há dúvida de que o consumo online tem integrado o dia a dia dos brasileiros com o passar do tempo, algo natural frente à proporção que a internet tem tido em nossas vidas. Por trás dessa mudança de paradigma, está a produção de dados que fornecem insights estratégicos para os negócios dos mais diversos setores. 

Para a mensageria, intrínseca à comunicação virtual empresa e cliente, o uso de dados é essencial, uma vez que fornece informações em um formato padronizado baseado em requisições HTTP. Dessa forma, é possível explorar dashboards, indicadores, métricas operacionais e de negócio em tempo real, promovendo uma cultura baseada em dados.

Com o fim dos cookies, previsto para este ano, a estratégia de obtenção de dados de navegações dos usuários na web para criação de um banco de informações personalizadas coletadas nas sessões online terá que passar por uma atualização. Uma das opções mais certeiras é o investimento em dados primários, isto é, obtidos diretamente da fonte – no caso de muitas empresas, os próprios clientes. 

Nesse sentido, as companhias que possuem uma base própria de dados e, claro, devidamente autorizada, com todos os opt-ins dos clientes, têm a vantagem e o benefício de conseguir desenvolver uma inteligência de dados alinhada com as estratégias de negócios.  

Coleta e uso inteligente de dados 

Numa pesquisa da TOTVS, realizada ano passado, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, foi possível identificar que 70% das empresas brasileiras reconhecem a importância do uso intensivo de dados para suas estratégias de marketing. Além disso, o levantamento mostra que 98% das corporações já coletam algum tipo de dado, porém apenas 73% delas os usam para ter algum entendimento sobre a jornada do consumidor. 

Vê-se, aí, que há um descompasso entre coletar e utilizar efetivamente os dados. É nesse ponto que entra a importância de se utilizar ferramentas e plataformas especializadas, como as de mensageria, para ter o máximo proveito de informações tão valiosas para os negócios. No cenário dos cookies extintos, essa necessidade se torna ainda mais fundamental, uma vez que anunciantes e times comerciais tendem a ser bastante impactados. Implementando um uso sábio dos insights, o reflexo será menos sentido.  

Nesse planejamento, ainda vale destacar o peso dos processos de comunicação na obtenção desses dados. As plataformas também são importantíssimas para que a mensagem seja a mais eficaz possível, garantindo uma base de dados rica que é fácil de se usar para a evolução dos negócios.  

Você também pode gostar...

A telefonia na área da Saúde: Telemedicina e a necessidade de comunicação eficiente. Por Leandro Motta

Você está atento ao uso de seus dados? Por Celso Russomanno

O Silêncio Perdido: Como os “PING” Estão Roubando Nossa Paz e Adoecendo a Mente. Por Cristiane Sanchez

Construindo com IA: o papel da tecnologia no novo mercado brasileiro de apostas. Por Almir Ribeiro

IA no Design Gráfico: como a tecnologia está transformando a criatividade e a produtividade no setor. Por Thiago Leon Marti

MARCADO:Destaques
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Compartilhar
Artigo Anterior Os desafios da inserção profissional da população indígenas no Brasil. Por Luana Génot
Próximo Artigo O  P.S.F. faz 30 anos. Parabéns! Por Gilberto Natalini
Deixe um comentário Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Acesse para Comentar.

Fique conectado!

FacebookLike
TwitterSeguir
InstagramSeguir
- Publicidade -
Ad image

Últimos artigos

19 De Maio – Dia de Santo Ivo, o advogado dos pobres, o santo da justiça. Por Luíz Flávio Borges D’Urso
Autores de K a L Brasil Direito Justiça
Convite para Reunião: Médicos pelo clima. Por Gilberto Natalini
Autores de G a H Clima Meio Ambiente Saúde
Bebê Reborn: O Impacto da Busca pelo Controle Emocional. Por Bruna Gayoso
Autore de A a B Psicologia Saúde Social
A mente em colapso digital: Como o Doomscrolling está adoecendo você em silêncio. Por Cristiane Sanchez
Autores de C a D Psicologia Saúde Social

Você pode gostar também

Autore de A a BSegurançaTecnologia

Da prevenção à reação: a eficiência da cibersegurança comportamental. Por Armsthon Zanelato

março 21, 2025
Autores de I a JTecnologia

O futuro do engajamento digital no setor financeiro: personalização e eficiência como diferenciais competitivos. Por Jorge Iglesias

março 20, 2025
Autores de E a FTecnologia

Qual o custo da violação de dados? Por Felipe José Alves da Silva

março 20, 2025
Autores de E a FTecnologia

Avanço da Inteligência Artificial beneficia diretamente a ciência. Por Flávio Guimarães

março 20, 2025

Receba nossos artigos.

Fique por dentro das opiniões mais importantes que influenciam decisões e estratégias no Brasil.

Siga-nos
© 2025 ORBISNEWS | O maior portal de artigos do Brasil. Todos os direitos reservados.
  • Advertise
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?