O jornal “O Globo” tem como chamada em uma das suas matérias “Mudanças climáticas exigem novas abordagens na prevenção de tragédias” Entende-se novas abordagens para prestar socorro da forma mais ágil e eficaz. Verbas para reconstrução ,auxílio para desabrigados, correntes de solidariedade, porém tudo isso é importante, mas não pode ser feito no improviso.
O segundo é mais importante desafio está na prevenção. Há cientistas climáticos que entendem que o homem, não tem nenhuma influência no clima global, já que ocupa muito pouca área no planeta. Escrevi um longo artigo sobre as opiniões daqueles cientistas. Hoje divulgo o que outros cientistas entendem da atuação humana na atmosfera. Vamos elencar algumas delas. O ser humano com sua atividade e suas emissões está afetando a composição da atmosfera, disse-me eles. Quais as causas principais do aquecimento global ?
- 1 Uso de combustíveis fósseis
- 2 Queimadas
- 3 Desmatamento
- 4 Agrigultura e pecuaria
- 5 Exesso de consumo
- 6 Ma gestão dos residuos
- 7 Monóxido de carbono ( CO)
- 8 Dióxido de carbono ( CO2)
Sem o efeito estufa, a temperatura da superfície cairia 33 graus Celsius, de acordo com a Organização Metereorologica Mudial (OMM). Isso tornaria o planeta um lugar congelado e inabitável. Durante milhares de anos , a natureza regulou bem a concentração desses gases. Ou seja a temperatura do planeta que hoje é em média 14C cairia para -18C . O Secretário Geral da Organização das Nações Unidas(ONU) , Antônio Guterres alertou que as mudanças climáticas estão fora de controle. Disse mais, que se continuarmos adiando medidas cruciais para proteger o meio ambiente, o planeta vai chegar a um ponto catastrófico está fala se deu em 7 de julho de 2023.
O Brasil é um país muito importante nesse cenário, pois tem a matriz energética mais limpa e tem o compromisso de proteger, zelar pela Amazônia, Fortalecer o desenvolvimento de baixo carbono abrirá grandes oportunidades na economia, gerando empregos e consolidando a imagem do Brasil como potência internacional. Como disse há cientistas que não imputam ao homem as mudanças , que dizem ser naturais, como por exemplo variações no ciclo solar. Finalmente diz a IPCC ” Ações urgentes contra mudança climática são necessárias para garantir um futuro habitável.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou recentemente um Relatório Síntese sobre mudanç climática 2023, que traz a tona as perdas e danos que vem sendo causados pela mudança global do clima. O IPCC alerta que os desastres naturais relacionados ao clima estão atingindo especialmente as pessoas mais vulneráveis e os ecossistemas mais frágeis como os manguezais, áreas costeiras e semidesérticas. A temperatura média anual já subiu 1,1 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais- uma consequência direta de mais um século de queima de combustíveis fósseis, bem como o uso desordenado é insustentável de energia e do solo.
Mostro ao leitor um quadro dramático para o futuro , se não tomarmos providências rápidas e em conjunto para a sobrevivência segura do nosso planeta, todos os seres que habitam este planeta, sejam autoridades ou não tem hoje a missão individual de salvar seus futuros bisnetos e etc de uma catástrofe irreversível de âmbito mundial. Se cada um de nós cumprirmos a nossa parte, tenham certeza que esse planeta ainda por muito tempo será o paraíso que tanto sonhamos.