Conecte-se conosco

Clima

FELIZ ANO QUENTE! por Gilberto Natalini

Publicado

em

Compartilhar

Nós humanos estamos numa encruzilhada climática!

Pelas nossas mãos, em busca da vivência, do conforto, do “progresso” estamos esquentando o Planeta, nossa única morada.

O Clima, um ente mágico e indispensável, está nervoso e indignado conosco, e despeja seu desarranjo estrutural sobre nossas cabeças e corpos, na forma de fenômenos extremos e hostis.

Chuvas diluviais, secas catastróficas, ventos destruidores, cheias de água doce e salgada, mortandade de animais, incêndios devastadores e muito mais, são manifestações devolutivas da Natureza.

Estamos chegando nos limites  do não retorno.

A humanidade sempre acomodada e incauta brinca no perigo, e age com muita lentidão diante do apressado caminhar das mudanças climáticas. Os donos do petróleo e seu séquito de endinheirados querem explorar suas jazidas até a última gota, pouco se importando com o esquentar da caldeira e o ferver do Planeta.

No ritmo que vamos chegaremos a 2100 numa sauna planetária. Cerca de 93% das pessoas já sabem sobre o aquecimento global e suas consequências. Mas somente 27% se dispõe a fazer algo concreto para mudar essa situação. É a distância entre a “intenção e o gesto”. Assim fica muito difícil! Quase impossível!

Chegamos ao limiar para o ano de 2024. Pelo que parece, os fenômenos climáticos extremos, e o calor é um deles, deverão se acentuar.

Apesar disso tudo, venho desejar a vocês um ano melhor, na medida do possível! E muita consciência e ação para sairmos dessa encrenca!

Gilberto Natalini

Médico e Ambientalista

Secretário Executivo de Mudanças Climáticas/ SP

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.