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Administração

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA ORGANIZACIONAL por Rodrigo Cabral,

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A 7ª edição do Aberje Trends, demonstrou que o orçamento para a área da comunicação empresarial em 2023 foi de R$35,3 bilhões. O dado demonstra a preocupação crescente das empresas em melhorar a comunicação organizacional, tornando-a mais eficaz e assertiva, resultando no enriquecimento do relacionamento com seus colaboradores. A Comunicação Organizacional Integrada é o trabalho unificado dos profissionais de diversas áreas de uma empresa. Apesar de cada um desenvolver sua função, a ideia é fazer com que ambos trabalhem em conjunto, para que os projetos de cada setor se desenvolvam e caminhem tendo o mesmo objetivo e a mesma linguagem, fortalecendo a posição da companhia. A principal função desse modelo de comunicação nas empresas é unir todos os processos internos e externos para propiciar melhorias substanciais na performance dos profissionais, qualidade do produto/serviço e satisfação dos clientes. Além disso, essa prática contribui para a formação de um novo ambiente corporativo, favorável ao conhecimento e transparência das informações, que potencializam os times a trabalharem em harmonia e fortalecer o negócio. Com isso, a integração entre as atividades evita a duplicidade de esforços, uma vez que os profissionais de áreas específicas atuam em torno do mesmo projeto, evitando assim o desperdício de recursos humanos e materiais.
 O primeiro passo para construir uma comunicação integrada é tê-la como filosofia da organização, tendo gestores verdadeiramente preocupados com os relacionamentos em todos os âmbitos corporativos. Para que isso ocorra, é importante que a empresa defina a comunicação como área estratégica, ligada diretamente com as pessoas que tomam as decisões e deixando os comunicadores envolvidos em todos os processos importantes da corporação. Todas as organizações dialogam com diversos públicos enquanto atuam e produzem. Por isso, o segundo composto para essa prática é ter consciência e conhecimento dos públicos de interesse. São esses grupos de relacionamento que vão promover, direta ou indiretamente a empresa. Depois de conhecer o público de interesse, o terceiro composto para construir uma comunicação integrada é desenvolver mensagens adequadas. Por meio de uma abordagem que leva em conta os objetivos e a cultura da empresa no momento da divulgação dos comunicados. Sendo assim, com a comunicação integrada é possível uniformizar valores e conceitos para consolidar a cultura institucional, o que fortalece a imagem corporativa e, consequentemente, resulta na ampliação do poder da organização frente ao mercado competitivo

 *Rodrigo Cabral é diretor comercial da Progic desde 2019. Empresário e executivo com mais de 25 anos de experiência profissional em processos de planejamento estratégico, inovação e desenvolvimento de negócios. Possui graduação em Curso de Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Possui Certificado Executivo em Strategy and Innovation por MIT Sloan School of Management (2014). Fulbright Fellow e Research Scholar na University of South Florida (USA, 1999-2000).

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