Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Lendo Reputação e valoração são os maiores ativos das marcas. Por Antoninho Rossini
Compartilhar
0 R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Redimensionador de fontesAa
Redimensionador de fontesAa
0 R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Planos-de-assinaturas
  • Contatos
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
  • Advertise
© 2024 ORBISNEWS | Todos os direitos reservados.
> Blog > Categorias > Economia > Negócios > Reputação e valoração são os maiores ativos das marcas. Por Antoninho Rossini
Negócios

Reputação e valoração são os maiores ativos das marcas. Por Antoninho Rossini

Antoninho Rossini
Ultima atualização: abril 30, 2024 4:58 pm
Por Antoninho Rossini 4 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

Por mais inovadores, criativos e tecnológicos que sejam os entendidos em comunicação mercadológica, eles devem pensar muitas vezes antes de mexer numa marca. O tema é tão sério que é tratado por especialistas e mestres na matéria, com apoio de pesquisas, além de livros e palestras.

Todo esse arsenal está à disposição dos empresários, e sobretudo, entre profissionais de marketing, justamente para ajudar uma decisão com essa importância. Mesmo assim, as coisas acontecem. Acontecem e às vezes o resultado não é para melhor. Além do emblemático desvio de rota das Casas Pernambucanas há dois casos que servem como exemplo. O mais comentado é o que ocorreu com as lojas Ponto Frio.

Criada no Rio de Janeiro nos anos de 1940, se expandiu, atingindo outras praças brasileiras. Uma operação de aquisição realizada no início dos anos 2020,a rede Ponto Frio passou a integrar o Grupo das Casas Bahia. Com o advento da pandemia causada pela Covid 19, os negócios passaram a ser realizado por meio de compra via internet – talvez esse fator tenha influído nas decisões que vieram logo a seguir. Alguém, entendido no ramo mudou o nome de Ponto Frio para Ponto, fazendo desaparecer o “Frio” e o “Pinguim”, símbolo da até então rede de loja.

Menos de três anos depois o Ponto voltou às origens e restabeleceu o seu “Pinguim” e também seu nome. Esse movimento de mudança e “desmudança” de nome só acarretou prejuízo. Para alguns profissionais do ramo foi “um furo n´água”, que custou ou está custando caro. É preciso recriar novos layouts de lojas, com pinturas e ajustes de mobiliário, papelaria, além de novos investimentos em publicidade para restabelecer o recall anterior. Claro, em dias como os atuais, onde tudo acontece dentro de uma dinâmica jamais vista poderia passar desapercebido, só que não.

Descobrir culpados por desatinos também não vale a pena – já é tarde. Outro caso, que para alguém, com espírito mais aguçado percebe é a relação com o caso do Ponto Frio. Foi a mudança de nome da Via Varejo, das Casas Bahia. Via Varejo “matou” o valor ( e reputação) do slogan “ Dedicação Total a Você” criado por Samuel Klein, fundador da rede. As Casas Bahia (licença literária para a concordância verbal, utilizada até em campanhas publicitárias) nasceu em São Bernado do Campo, na região do ABCD paulista, justamente para atender nordestinos de baixa renda que habitavam àqueles municípios – um legado histórico de valor inestimável.

Sobre o alegre símbolo desenhado com chapéu de couro e trajando roupas dos nossos irmãos nordestinos deve reviver mais forte ainda. Huuum…, será? Justamente quando terminava esse comentário, notícia divulgada pela imprensa informa que a rede de lojas Casas Bahia protocolou junto à justiça de São Paulo pedido de recuperação extrajudicial para readequação do seu passivo financeiro.

Você também pode gostar...

Qual o impacto do bem-estar psicológico nos índices de retenção de talentos? Por Nayara Teixeira

Manutenção preditiva na indústria: a importância da integração de sistemas de IA, IoT e CMMS. Por Lucas Peres Filipe

investimentos em inovação podem acelerar o desenvolvimento de empresas sustentáveis. Por Jackeline Bozza e João Ricardo de Freitas

O papel das indústrias gráficas nas práticas ESG. Por Thiago Leon Marti

Gestão por resultados na era da inovação: experiências à frente da Gestão Corporativa da ApexBrasil. Por Floriano Pesaro

MARCADO:Destaques
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Compartilhar
Por Antoninho Rossini
Jornalista e Escritor
Artigo Anterior O CRIME E O CÂNCER. Por Gilberto Natalini
Próximo Artigo OS MISTÉRIOS DA CAPELA SISTINA. Rafael Murió
Deixe um comentário Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Acesse para Comentar.

Fique conectado!

FacebookLike
TwitterSeguir
InstagramSeguir
- Publicidade -
Ad image

Últimos artigos

A telefonia na área da Saúde: Telemedicina e a necessidade de comunicação eficiente. Por Leandro Motta
Autores de K a L Comunicação Saúde Tecnologia
19 De Maio – Dia de Santo Ivo, o advogado dos pobres, o santo da justiça. Por Luíz Flávio Borges D’Urso
Autores de K a L Brasil Direito Justiça
Convite para Reunião: Médicos pelo clima. Por Gilberto Natalini
Autores de G a H Clima Meio Ambiente Saúde
Bebê Reborn: O Impacto da Busca pelo Controle Emocional. Por Bruna Gayoso
Autore de A a B Psicologia Saúde Social

Você pode gostar também

Autores de S a TNegócios

Como fazer um bom negócio. Por Simone Cyrineu

março 20, 2025
Autores de K a LNegócios

Segurança Física na Nuvem: qual é o modelo certo para a sua empresa? Por Luis Vieira

março 7, 2025
Autores de K a LNegócios

Como criar sua loja online em 2025: Tudo o que você precisa saber. Por Lucas Castellani

março 5, 2025
Autores de K a LNegócios

É sobre fracasso: o que a montanha russa da vida nos ensina ao falharmos nos negócios? Por Laís Macedo

março 5, 2025

Receba nossos artigos.

Fique por dentro das opiniões mais importantes que influenciam decisões e estratégias no Brasil.

Siga-nos
© 2025 ORBISNEWS | O maior portal de artigos do Brasil. Todos os direitos reservados.
  • Advertise
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?