Há quem diga que o melhor da viagem é o trajeto, e não o destino. Posso dizer que, principalmente quando pensamos em deslocamentos por terra, seja de carro, moto ou ônibus, essa jornada pode trazer inúmeras possibilidades e experiências marcantes. Digo isso porque “pegar estrada” é uma prática constante no Brasil e uma das alternativas que oferece mais autonomia aos viajantes, seja pela liberdade de improvisar ou mudar a rota ou mesmo pela possibilidade de fazer paradas estratégicas ao longo do caminho.
E, por falar nessas paradas, já observou como elas estão cada vez mais completas e com diversos serviços? Há alguns anos, quando pensávamos em viajar pelas rodovias, os postos de combustíveis e os restaurantes eram considerados apenas pontos rápidos de descanso ou pausas estritamente necessárias. Porém, o mercado de conveniência tem percebido que os viajantes buscam diferenciais para tornar a experiência durante o trajeto cada vez melhor.
A tecnologia e o cruzamento de dados também ajudaram a aprimorar essa jornada. Hoje há aplicativos voltados tanto ao entretenimento quanto outros que são úteis na hora de traçar rotas e planejar a viagem em si. Na empresa em que trabalho, recentemente aprimoramos o app Frango Assado que indica cardápio, promoções e a unidade mais próxima em tempo real do local em que a pessoa está, além de oferecer aos clientes um programa que troca pontos por produtos, o Fran-GO!.
Foi justamente sob essa ótica de melhorar a experiência do consumidor que recentemente realizamos uma pesquisa de mercado, a qual constatou que o número de pessoas que viaja com seus filhos cresceu de 21% para 38% em 2023. Neste caso, opções simples como um fraldário, por exemplo, fazem toda a diferença para quem está com bebês a bordo. Um cardápio com opções infantis também complementa a experiência, além de brinquedos à disposição na área de mini mercado. Se a família vai levar o pet, também há diversas lojas com espaços específicos para garantir a segurança e o conforto dos bichinhos. Sem contar a praticidade dos totens de autoatendimento com self-checkout, que facilitam e agilizam o pagamento.
Por outro lado, identificamos uma curva em ascensão de pessoas que precisam pegar as rodovias não apenas por lazer, mas também para trabalho. Para esse nicho, é fundamental aos prestadores oferecer uma estrutura de “Road Office”, com acesso a Wi-Fi livre para enviar e-mails e fazer reuniões conforme as necessidades. Neste caso, um cardápio executivo também vem a calhar. Inclusive, para aqueles que estão na correria e não têm tempo para esperar, já é possível fazer um “pit stop” em quiosques com atendimento rápido, mantendo qualidade e conveniência: são as chamadas “lojas express”, implementadas, por exemplo, na parte externa de alguns dos nossos restaurantes e focadas em um atendimento completo em menos de cinco minutos.
Essa mesma pesquisa que encomendamos também mostrou que cerca de 39% dos viajantes do estado de São Paulo pegam estrada pelo menos uma vez por semana. Neste caso, benefícios para clientes recorrentes, como cupons de desconto e programas de fidelidade com benefícios são uma “mão na roda”.
São muitas as estratégias do lado das empresas e várias as alternativas para os viajantes. Então, na sua próxima viagem, além de dar uma olhadinha na rota e na paisagem, vale também conferir e acompanhar a evolução dos pontos de parada. Afinal, não só a gente, mas o mercado no geral está se empenhando para tornar a sua jornada tão especial, personalizada e memorável quanto o destino final.
José Giordano, Diretor de Marketing na tradicional rede de restaurantes e serviços em rodovias do estado de São Paulo, Frango Assado, do Grupo IMC (International Meal Company)