Conecte-se conosco

Destaques

A MINHA MEDICINA por Gilberto Natalini

Publicado

em

Compartilhar

A Medicina é uma Ciência dinâmica. Todos os dias milhares de pesquisas são publicadas e termologias novas são postas em ação pelo mundo afora.

As mudanças são tão dinâmicas, as descobertas tão numerosas, o conhecimento é tão vasto que ninguém consegue acompanhar sozinho o saber médico produzido.

Quando eu me formei, há 48 anos, na Escola Paulista de Medicina ainda não havia o ultrassom, que depois surgiu com equipamentos enormes, e hoje é um recurso amplamente usado, cujo equipamento quase cabe no bolso do médico. Isso é só um exemplo.

A medicina, tendo em vista o tamanho do conhecimento técnico científico se fragmentou em especialidades e subespecialidades, e o arsenal de exames se ampliou de tal forma que a prática médica se transformou quase em um vídeo game. Isso mudou e muito a relação médico paciente.

Tudo isso impulsionado por uma prática médica mais mercantilizada e pouco personalizada. Há grandes avanços e conquistas no exercício da medicina, na maior precisão dos diagnósticos, em terapêuticos que operam milagres. Hoje há cura de moléstias antes fatais, e que já podem ser tratadas com sucesso, como tumores, doenças cardiovasculares e infecções.

Mas para mim, que tive aulas com Jairo Ramos, com Domingos Delascio, com José Carlos Prates, com Osvaldo Ramos, e aprendi a examinar o paciente, ouvi lo, compartilhar com ele o dia a dia de um diagnóstico e de um tratamento, fica uma sensação de vazio nessa nova Medicina, mecanizada e mercantilizada.

Procuro me atualizar como posso, tenho sido dedicado a isso. Mas jamais deixei de abordar meus pacientes de forma integral, seguindo os princípios hipocráticos e a ética médica, usando a ciência médica e a tecnologia como auxílios da relação médico-paciente, baseado no respeito e no humanismo.

Sou assim e assim serei. Até o ultimo paciente.

Gilberto Natalini

Médico e Ambientalista

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.