Como se previa, o Japão será o próximo adversário do Brasil. Muita gente ficou feliz porque considera o time japonês muito frágil e sem condições de surpreender o Brasil neste jogo. Mas não é bem assim. Os japoneses evoluíram, possuem alguns jogadores de excelente nível técnico e tem um treinador muito experiente, que sabe usar seu elenco para surpreender seus adversários.
Em razão disso, Carlo Ancelotti precisa escalar o melhor que ele tem à disposição e usar seus jogadores dentro de um esquema tático que inviabilize as boas jogadas ofensivas do adversário. Ainda assim, prevejo um jogo bem difícil para o Brasil na próxima segunda- feira, dia 29 de junho, às 14 horas, em Houston.
O Brasil todos nós sabemos como está jogando. Ancelotti mantém três zagueiros atrás, mesmo quando a seleção está no ataque; solta seu lateral esquerdo para ajudar no apoio junto com o trio de meio campo formado por Casemiro, Paquetá e Bruno Guimarães, e deixa o trio ofensivo Rayan, Matheus Cunha e Vini Júnior bem à frente, trocando de posição seguidamente, para confundir a marcação adversária.
Já o Japão, costuma deixar só seus zagueiros de área atrás quando ataca, solta seus dois laterais, além dos meio campistas e seu ataque tem dois pontas muito velozes e um centro- avante matador, que não costuma perder muitas à frente do gol adversário. O técnico japonês é Hajime Moriyasu, que está no cargo há sete anos e é um ídolo da torcida japonesa. Neste ano, o Japão fez alguns amistosos importantes, entre eles, contra a Inglaterra, em Wembley, e venceu por 1 a 0 (uma grata surpresa, pois todo mundo sabe como é difícil jogar contra os ingleses em seu estádio!).
Independente disso, o retrospecto brasileiro contra os japoneses é bem favorável. Até hoje foram quatorze vitórias do Brasil, dois empates e uma vitória do Japão. Em Copas do Mundo Brasil e Japão só se enfrentaram uma vez. Foi em 2006, na Alemanha. O Brasil venceu com facilidade por 4 a 1. Mas o Japão de hoje é superior ao de vinte anos atrás.
Nesta Copa do Mundo que vem sendo disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, o Brasil terminou sua participação na fase de grupos como primeiro colocado do grupo C. Foram três jogos: empatou com Marrocos em 1 a 1; venceu o Haiti por 3 a 0 e a Escócia pelo mesmo placar. Foram 7 gols à favor e 1 contra. O Japão empatou em 2 a 2 com a Holanda no grupo F; venceu a Tunísia por 4 a 0 e empatou com a Suécia em 1 a 1. Ou seja: na fase de grupos o Brasil marcou 7 gols e sofreu apenas 1. O Japão marcou sete gols e sofreu 3. Uma diferença não muito grande.
O jogo entre Brasil e Japão será na próxima segunda- feira, dia 29 de junho, às 14 horas, em Houston,Estados Unidos. Se me perguntassem quem tem mais chance de ganhar esse jogo, eu não teria dúvida em dizer, que o favorito é o Brasil. Mas insisto que é importante respeitar o time japonês, que sabe jogar bola, tem esquema próprio e não desiste nunca de lutar mesmo quando é surpreendido por um gol adversário. Quem vencer esse jogo, estará automaticamente classificado para as Oitavas de Final da Copa de 2026. Espero que seja o Brasil…











