Conecte-se conosco

Destaques

COMUNISTA? E DAÍ? por José Aparecido Miguel

Publicado

em

Compartilhar

Você não precisa ser psiquiatra, psicólogo etc. para, ao avaliar Jair Bolsonaro (Brasil) e Javier Milei (Argentina, perceber que ambos são malucos. Mas o Brasil, dominado por uma massa de analfabetos e ignorantes (inclusive acadêmicos), escolheu Bolsonaro para Presidente da República e o mantém na cena política, o que interessa especialmente ao PT, o Partido dos Trabalhadores. 

O presidente Lula soltou a frase que apavora a direita: “Colocamos um comunista no STF”. Presidente sentiu-se à vontade na 4ª Conferência Nacional da Juventude para citar justamente o termo que extrema direita utilizou na tentativa de desqualificar Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo. Dino, aprovado pelo Senado na quarta-feira (13) para assumir uma cadeira na Corte, nunca escondeu que é um comunista e sempre se orgulhou de tal posicionamento ideológico e político. “Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história desse país nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino”. 

Flávio Dino é uma figura destacada na esfera jurídica e política brasileira. Graduado em Direito pela UFMA em 1991, obteve mestrado em Direito Constitucional pela UFPE em 2001. (Lula já havia celebrado a aprovação de Flávio Dino para o STF e de Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao divulgar uma foto com os dois.)

Comunista? E daí? Como escreve Daniel Buarque, duas décadas após queda do muro, comunismo se mantém vivo como utopia. “Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”. “A China especificamente não pode mais ser considerada um pais comunista economicamente, mas politicamente, sim, pois ainda mantém o monopólio do poder sob o partido comunista, hierarquia e centralismo. O país mais stalinista e fechado é a Coreia do Norte.” (http://www.historia.seed.pr.gov.br/).

Basta que Dino seja sério. E ele tem demonstrado que é. Lula, obviamente, é melhor que Bolsonaro, embora carregue nas costas os escândalos do mensalão e do petrolão, feitos por José Dirceu (um perigo) e sua turma. Basta ler a Wikipédia para conhecer o desastre Jair Bolsonaro. “Seu governo se caracterizou por forte presença de ministros de formação militar, alinhamento internacional com a direita populista e por políticas antiambientaisanti-indigenistas e pró-armas. Caso das joias sauditas. 

caso das joias envolvendo Jair Bolsonaro refere-se a um episódio iniciado em outubro de 2021, quando o governo Jair Bolsonaro tentou trazer ao Brasil de forma possivelmente ilegal joias presenteadas pela Arábia Saudita para primeira dama e para o presidente.

O caso foi exposto em 2023 pelo jornal O Estado de S. Paulo, que levantou suspeita sobre a legalidade do caso. Na reportagem, as peças foram descritas no valor de 16,5 milhões de reais, a Receita Federal posteriormente avaliou em 5 milhões de reais O inquérito aberto pela Polícia Federal brasileira investiga possíveis crimes de descaminho e peculato.

José Aparecido Miguel é jornalista e sócio-diretor da Mais Comunicação-SP, Assessoria de Imprensa.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.