Conecte-se conosco

Clima

Por que está ficando cada dia mais quente?

Publicado

em

Photo: Shutterstock
Compartilhar

O jornal “Estado de Minas” tem como sua machete de ontem ” 38,6C, o dia mais quente da história de BH

A notícia em São Paulo da ” Folha”

“Com 36,5C, São Paulo volta a ter recorde de calor em 2023 pelo terceiro dia consecutivo.”

E assim foi o calor por várias partes do Brasil. Por que este calor? Porque está ficando cada vez mais quente? Perguntam.

Respondem os cientistas : “o aumento da emissão de gases estufa como o dióxido de carbono por nós humanos, é em grande parte responsável por isso.”

A animação da GSFC Scientific Visualization Studio divulgada pela NASA mostra e evolução da temperatura de 1880 a 2015. É possível ver que o aquecimento se concentrou nos últimos 35 anos.

Existem outras explicações como a de que o fenômeno conhecido como veranico, que traz um calor fora de época, pode ocorrer devido à ausência de massas de ar polar que normalmente passam pela região.

A última ocorrência desse evento foi registrada em 19 de set de 2023. Ainda especialistas dizem que as chuvas que atingem o Sul devem ganhar força com o El Niño, especialmente em dezembro, o que também levará tempo mais quente e seco ao Norte e Nordeste.

A incerteza recai sobre o Sudeste, sem sinais claros de mais ou menos chuva e calor.

A maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi 44,8C em Nova Maringá Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, em 21 de novembro de 2005 de 44,7C em 5 de novembro de 2005.

Apenas a título de informação, segunda-feira, 3 de julho foi o dia mais quente já registrado na Terra, diz agência dos EUA em 4 de julho de 2023.

Revista registra, “0 oceano está mais quente do que nunca; veja por quê.”

O mês de junho registrou as temperaturas mais altas da superfície oceânica sem precedentes no planeta, com recordes locais sendo estabelecidos da Irlanda a Antártica. Na Flórida as águas chegaram a 38C.

O Atlântico Norte registrou a temperatura mais quente de todos os tempos em julho. E o mar Mediterrâneo atingiu 28,7C um recorde histórico.

Cientistas dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos EUA, afirmaram que a temperatura média global atingiu 17,01C em 3 de julho, quebrando o recorde anterior de 16,92C em agosto de 2016. Acreditar eles que uma combinação do evento climático natural El Niño e as contínuas emissões de dióxido de carbono emitido pela humanidade estão aumentando o calor.

Como existem cientistas que alegam, o ser humano não ter influência sobre o clima global e sim somente sobre o local, já que ocupam 7 por cento do território do planeta, e atribuem aos oceanos o controle do clima global, deixo aos leitores estas informações, pois já escrevi um longo artigo falando sobre a zero influência do ser humano no clima global.

Advogado, jornalista e ex-secretário de Estado

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.