Home / Futebol / Já ví esse filme. Por José Maria de Aquino

Já ví esse filme. Por José Maria de Aquino

Essa prisão de três equatorianos que “espionavam” com drones os treinos da seleção, que se prepara para dois jogos pelas eliminatórias para a Copa de 2026, levou-me de volta ao México-70

Nossa seleção já vivia a parte final da preparação, em Guadalajara, quando fomos procurados por um jornalista inglês, no velho e tradicional Hotel Morales, no centro histórico, onde estávamos.

Ele chegou cedinho, quando tomávamos o café da manhã, indagou se éramos quem procurava e se apresentou. Mike Langley, do jornal The People. Zagalo, técnico da nossa seleção, negava a ele uma entrevista e queria nossa ajuda.

Por que não? Marcamos encontro às 14 horas na concentração das Suites Caribe, no centro novo, onde a seleção se concentrava. Zagalo relutou atender nossos pedidos e acabou cedendo com uma observação, que cumpriu à risca:’vou enrolar gringo”.

Só faltou dizer que Pelé seria o lateral esquerdo, barrando Marco Antonio e Everaldo. Ouvimos tudo e Hedyl Vale Jr, grande parceiro na Placar, craque no inglês, fez a tradução.

Fim de papo. Eu e Hedyl trocamos olhares e decidimos contar ao companheiro de lutas que Zagalo o havia “toreado”. Mike sorriu e disse que já sabia. Era especialista em futebol brasileiro…

Rimos juntos e nos tornamos amigos. Fui encontra-lo em Tunis, na excursão de 1973, nas Olimpíadas de Montreal-76, na Copa da Argentina-78, nos Jogos de Moscou-80 e nos de Los Angeles-84.

Mike, sempre simpático e sempre disposto a um puro malte ou boas e geladas cervas, não era espião da seleção inglesa – que vencemos em jogo duro por 1 a 0, no saudoso estádio de Jalisco. Não usava drones. Só sua competente caneta.

Agora, prendendo os “espiões”, acabaram com uma boa desculpa, em caso de uma derrota para o Equador. Esses tempos modernos de chuteras coloridas e futebol gris…rrrsss

(((A historia com Zagalo e mais perto de 200 momentos que vivi como repórter está no meu livro MINHA VIDA DE REPÓRTER. leia, vai gostar…

Marcado:

Deixe um Comentário