Conecte-se conosco

Saúde

CORPO SARADO NÃO SIGNIFICA SAÚDE por Nabil Ghorayeb

Publicado

em

Compartilhar

            A impressão visual de um corpo sarado é de estarmos frente à uma pessoa com saúde total com insuperável força física e até mental. No mínimo podemos afirmar ser algo bem polêmico, tudo por causa das famosas mídias sociais … até conseguiram criar uma profissão nova a de “terapeutas em saúde física”, e atenção, sempre com os tais certificados por alguma entidade nacional ou internacional (desconhecidas), porém sem qualquer qualificação ou validação científica em saúde.

As pandemias mais recentes mudaram nosso comportamento e relacionamentos sociais e profissionais. Nada mais é igual ao que era e as mudanças estão bem rápidas. Nessa nova onda, a busca de corpos sarados, muitos corrigidos pelo “foto shops”, nos induzem pensar em que aquilo é sinônimo de Saúde plena, onde a comercialização de suplementos de origem e resultados duvidosos, a terrível soroterapia de resultados ‘espetaculares’ sem credibilidade científica conforme recente alerta do Conselho Regional de Medicina, infelizmente divulgados como algo útil, na boa e má fé, por famosos.

            Vamos ao que interessa, do ponto de vista médico científico, corpo sarado conseguido pelos treinos físicos exagerados de alta intensidade, apenas com finalidades estéticas, uso de hormônios e outros anabolizantes não tem nenhuma relação com vida longa e saudável, muito pelo contrário, traz um risco para a Saúde, pelos efeitos colaterais dos hormônios proibidos para uso estético.

A genética familiar e pessoal, tem muito a ver com o estado de saúde de um ser vivo, a moda da suplementação absurda de polivitaminas e oligoelementos sem base científica, as dezenas de exames inúteis, onde nem o sorridente doutor sabe interpretar e pior sem nenhuma utilidade clínica, tem sido um problema grave, frequente e sério de ética médica, tudo para o cliente ganhe um Corpo Sarado.     

            O treinamento físico faz parte da prevenção cardiovascular, o que vale é a regularidade de 180 a 300 minutos semanais da combinação de exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento muscular e de equilíbrio, onde levamos em conta o gênero e idade de cada um, além das limitações individuais como ser portador de uma doença degenerativa reumática , obstrutiva pulmonar , doença renal crônica etc.

            O foco é ser ativo, equilibrado e não esteticamente perfeito de abdome trincado e musculatura bem definida. Movimento regular é o nome do que fazer enquanto vivos.    

 

Instagram: @nabilghorayeb        Facebook: nabil.ghorayeb.1

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.