Na semifinal da Copa América, que está sendo disputada nos Estados Unidos, a Colômbia venceu o Uruguai por 1 a 0 e disputará o título da competição contra a Argentina no próximo domingo. Será um grande jogo, podem apostar.
Para variar, na última quarta-feira, no encerramento da partida e na derrota para a Colômbia, os uruguaios partiram para cima dos colombianos, como sempre, de forma violenta. A confusão se estendeu do gramado às arquibancadas.
Os jogadores uruguaios, além da briga dentro de campo, acabaram pulando para as arquibancadas onde estavam seus familiares e também os dos colombianos. Como resultado, houve briga também entre os torcedores das duas seleções.
Episódios assim são inúmeros na história de jogos de clubes e seleções do Uruguai. Eles são tradicionalmente conhecidos por suas encrencas acima da média. Já passou da hora de acabar com isso.
Creio que já é tempo de impor uma punição severa para acabar com esse tipo de comportamento. Será que a FIFA não pode intervir? Afinal, ela comanda o futebol mundial. Se tem esse poder, por que não toma uma atitude drástica?
É simples. Suspende o Uruguai por um ano de participação nas competições internacionais. Mantenha apenas os jogos e as competições dentro do país.
Um ano de suspensão! Jogos apenas de clubes no país e dentro do próprio país. Sei que isso não acontecerá nunca, infelizmente, mas não enxergo outra maneira de acabar com essa violência constante.
Se alguém tiver alguma sugestão ou solução, por favor, apresente-a. O futebol agradece.