Pessoas maduras não se abalam em virtude de comentários indelicados de outras pessoas. De vez em quando, alguém, para nos testar, faz comentários do tipo: “Você não trabalha duro!” ou “Você come demais!” ou “Todo mundo sabe que você casou com ele por interesse!”.
Às vezes, frases assim são ditas por inveja, mas, com frequência, são para provocar uma reação. Qualquer que seja o motivo, a melhor maneira de lidar é sorrir ou não dizer nada, ou até mesmo concordar com a pessoa. Assim sendo, da próxima vez que seu vizinho o vir em seu carro novo e disser:
“Você não trabalha quase nada ainda assim lhe pagam uma fortuna!”, simplesmente sorria e responda: “Não é maravilhoso?”
Você não tem que explicar nada sobre suas responsabilidades e o tempo que fica “ralando” no trabalho. Não precisa justificar. Apenas sorria e deixe para lá. Quando a sua cunhada observar coisas do tipo:
“Você está sempre tirando férias!”, concorde com ela.
Diga: “Tens razão, adoro tirar férias!”.
Se o seu primo disser: “Puxa, você deve ter gasto uma nota nessa piscina”, sorria e fale: “Pode apostar que sim. É que detesto piscinas baratas”.
Não se deixe perturbar. Você não vai ganhar nada discutindo com seu primo, sua cunhada, seu vizinho ou com quem quer que seja. Quando encontrar com pessoas assim, concorde com elas de uma maneira gentilmente natural. Se você tentar se defender, estará perdendo tempo e paciência.
Caro leitor, somente pessoas que “pensam pequeno” fazem comentários desagradáveis; e somente pessoas que também “pensam pequeno” se ofendem. Reflita sobre esse pensamento na próxima vez que tentarem te perturbar com bobagens.