Conecte-se conosco

Social

COMO DOAÇÕES ONLINE AJUDAM OS PROBLEMAS DAS CONSTANTES ENCHENTES NO BRASIL por Luiz Felipe Gheller

Publicado

em

Compartilhar

O ano de 2024 chegou, e, mesmo com as esperanças renovadas, ainda nos deparamos com problemas antigos. As enchentes, que assolam diversas regiões do Brasil, continuam preocupando autoridades e moradores em situação de risco. Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), entre 2013 e 2022, 5.199 municípios foram atingidos por desastres naturais, representando 93% do número total das cidades do país.
 

Os eventos naturais continuam deixando um rastro de destruição, mortes e inúmeras famílias desabrigadas. No entanto, em meio às catástrofes, uma onda de apoio tem se destacado, como é o caso de doações online, uma ferramenta eficaz para amenizar as consequências dessas calamidades.
 

Diante desse cenário desafiador, a internet é um instrumento importante na assistência de quem perdeu os seus bens. Como exemplo, podemos destacar as diversas vaquinhas que são criadas diariamente em plataformas digitais para arrecadar verba com o objetivo de potencializar o apoio às vítimas e evidenciar os lugares mais impactados pelas enchentes. Além disso, elas podem fortalecer desde o suporte para a compra de itens básicos até assistência para que as famílias reconstruam suas casas e recomecem as suas vidas.
 

Essa prática vem se popularizando porque elas oferecem uma resposta rápida e eficiente diante de situações de emergência. Os recursos chegam diretamente às mãos daqueles que mais necessitam. Isso possibilita a compra ágil de suprimentos essenciais, como alimentos, água potável, roupas e materiais de higiene.
 

Além da agilidade, as plataformas de doações online proporcionam transparência nas prestações de contas. Isso porque os doadores podem rastrear o destino de suas contribuições, a meta da vaquinha, os valores doados e a quantia arrecadada. Antes de realizar a contribuição, é possível ler a descrição da vaquinha, que geralmente fornece informações detalhadas sobre o propósito da arrecadação, quem será beneficiado e a urgência da causa.
 

Outro fator importante é a facilidade de compartilhar informações sobre a vaquinha por meio de várias plataformas e canais de comunicação. Isso não apenas aumenta a visibilidade da campanha, mas também possibilita que mais pessoas se envolvam e contribuam para a causa, criando uma rede de apoio cada vez mais ampla.
 

Enquanto ainda enfrentamos velhos desafios na chegada desse novo ano, as doações online emergem como uma ferramenta crucial no suporte às famílias atingidas. Por isso, desejo que em 2024 as doações online sirvam como um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa na construção de um futuro mais empático e resiliente para as regiões vulneráveis do país.
 

Luiz Felipe Gheller, CEO do Vakinha, considerado o maior site de doações online da América Latina.

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.